Relaxamento:

respiração diafragmática

O diafragma é um músculo que separa a cavidade torácica. A respiração diafragmática permite utilizar toda a capacidade dos pulmões, permitindo, deste modo, receber aproximadamente sete vezes mais oxigénio. Este aumento na recepção de oxigénio acarreta benefícios ao nível físico e psicológico, reduzindo, por exemplo, a ansiedade.

O treino de respiração diafragmática deverá ser repetido diáriamente, num ambiente calmo e sem distractores. Demora aproximadamente cinco minutos. Este treino diário permitirá à pessoa recorrer a esta forma de relaxamento em momentos de stress ou ansiedade.

Em que consiste a respiração diafragmática?

1- Sente-se confortávelmente, com as pernas afastadas e com os pés voltados para fora. Respire pelo nariz e esteja atento à forma como respira.
2- Coloque as mãos sobre a barriga, de forma que os polegares se situem no limite inferior da sua caixa torácica. 
3- Inspire pelo nariz e sinta que a zona da barriga, onde tem as mãos, expande
4- Expire lentamente e sinta que essa zona da barriga volta "vai para dentro".

Este procedimento deverá ser repetido. A inspiração e expiração deverão ser feitas calmamente, demorando cerca de 5 segundos em cada processo. Procure concentrar-se apenas na sua respiração.

Catarina Leite

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