Síndrome de Sjögren

Caracteriza-se por um mau funcionamento das glândulas que produzem as lágrimas e a saliva, resultando na secura dos olhos e da boca. Mais de 20% dos pacientes com esclerodermia sofrem deste síndrome, sendo mais comum na esclerodermia limitada.


Este síndrome é causado pela acumulação de linfócitos nas glândulas afectadas e nos canais que as drenam.

Sintomas:

- Olhos Secos: Sensação de ter areia nos olhos; Aumento de muco espesso no canto dos olhos ao pé do nariz, ao acordar; Fotofobia (sensibilidade à luz brilhante).

- Boca Seca: Menor produção de saliva, o que vai dificultar a mastigação de alimentos, a fala e a sensibilidade ao paladar; Incapacidade de comer um alimento seco sem beber várias vezes água; Sensação de necessidade de beber muitas vezes; Nariz e garganta secos, o que pode provocar uma diminuição no olfacto, hemorragias nasais, rouquidão e tosse seca.

- Secura Vaginal: Irritação vaginal que provoca desconforto na relação sexual. (a secura nas glândulas vaginais também podem ser devidas a outras causas tais como a idade, efeitos de alguns medicamentos, etc..)

- Outros sintomas: fadiga; rigidez ou inchaço de articulações; dores nas articulações e nos músculos e fraqueza muscular; fenómeno de Raynaud.

Complicações:

- Olhos: úlceras na córnea; incapacidade de usar lentes de contacto; maior propensão para infecções virais e bacterianas.

- Boca: pode ocorrer um maior número de infecções nas gengivas devidas à perca de dentes; maior frequência da levedura Candida, o que provoca uma infecção denominada candidíase.

- Outras complicações podem ocorrer: no Sistema Respiratório; no Sistema Nervoso; nos Vasos Sanguíneos (Vasculite); nos Rins; na Pele e; com a gravidez.

TRATAMENTO

Não há, ainda, cura para o Síndrome de Sjögren. Assim, o tratamento é feito de forma a minimizar o impacto dos sintomas na vida diária.
Recomendações para o tratamento:
OLHOS SECOS
- Aplicação de lágrimas artificiais cada duas a quatro horas durante o dia ou um colírio de ação prolongada de manhã e uma pomada lubrificante à noite;
- “Oclusão Punctal”, que é um procedimento cirúrgico que visa reter a humidade, impedindo o fluxo normal de lágrimas a partir do canto interno do olho para o nariz. Este procedimento poderá ser para efeito temporário ou permanente.

BOCA SECA
- Beber vários goles de água ao longo do dia ou utilizar produtos substitutos de saliva;
- Mascar pastilhas elásticas sem açúcar para estimular a produção de saliva;
- Tratar candidíase oral;
- Um dos vários medicamentos orais estimulantes de saliva que contêm o ingrediente ativo pilocarpina;
- Uma boa higiene oral para prevenir cáries e idas frequentes ao dentista para fazer limpeza aos dentes. Escovar sempre os dentes depois das refeições e utilização de elixires com flúor;

SECURA VAGINAL
- Lubrificantes específicos para o efeito, não utilizar vaselina.

OUTROS ORGÃOS
- Evitar fumar;
- Fazer exercício físico adequado e ter uma boa higiene de sono;
- “Aspirina” ou medicamentos anti-inflamatórios para as dores nas articulações ou rigidez e dores musculares;
- “Plaquinol” para artrite, erupção cutânea e fadiga;
- Cortisona ou medicamentos imunossupressores para problemas mais graves tais como o envolvimento do rim, pulmão, sistema nervoso, ou vasculite.



Catarina Leite

associ

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now