Problemas no Sistema Gastrointestinal

Os problemas gastrointestinais são problemas com os quais a maioria das pessoas com esclerodermia têm que conviver. Entre estes problemas estão: dificuldades de deglutição, azia, diarreia ou obstipação.
Para evitar que estes problemas afectem a sua qualidade de vida, ou pelo menos para minorar os danos, há uma série de estratégias que pode seguir:
-Elimine da sua dieta (ou evite) alimentos que provoquem azia ou gazes. Nestes alimentos estão incluídos alimentos muito condimentados ou com muita gordura, bebidas com cafeína ou gaseificadas, alimentos com elevados níveis de acidez, couves, alho, cebola e brócolos, bebidas alcoólicas. 
- Os antiácidos podem reduzir bastante os sintomas da azia.
- Para diminuir a produção de ácido no estômago, melhorando substancialmente os problemas associados ao refluxo gastrointestinal, prevenindo também o desenvolvimento de úlceras no esófago, fale com o seu médico acerca dos inibidores da bomba de protões.
- Para facilitar a ingestão dos alimentos, opte por fazer pequenas refeições frequentes. Escolha alimentos húmidos e macios, e beba líquidos enquanto come, não esquecendo mastigar bem os alimentos.
- Inclua alimentos ricos em fibra na sua alimentação diária. Algumas sugestões de alimentos ricos em fibra: feijão, ervilhas, grão-de-bico, arroz integral, pão integral, batatas e maçãs (estas devem ser ingeridas com a casca).
- Nas duas horas posteriores a cada refeição, evite estar deitado, desta forma evita que o conteúdo do estômago retroceda para o esófago.
- Levante a cabeceira da sua cama alguns centímetros, isto vai evitar a ocorrência de refluxo durante a noite.
- A ingestão de água é benéfica para evitar a obstipação.
- Para evitar a diarreia tenha em atenção que há alimentos que devido a substâncias que têm na sua composição podem provocar diarreia. Aqui se seguem alguns exemplos de alimentos e respectivos componentes que provocam a diarreia:
                # Sumos de fruta, uvas, mel, tâmaras, nozes e figos (frutose)
                # Açúcar (Sacarose)
                # Leite, gelados, iogurtes, queijo e chocolate (Lactose)
                # Café, chá e coca-cola (Cafeína)

Catarina Leite

associ

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now