Proteger a Pele

Porque nunca é demais, aqui vão mais uns conselhos para proteger a pele:

> REDUZIR O NÚMERO DE CRISES DE RAYNAUD
Cada crise tem efeito na sua pele, por este motivo mantenha todo o corpo quente: use luvas e saiba que um chapéu ou gorro mantém 20% da sua temperatura corporal. Recorde: menos crises significa menos problemas.

> PROTEJA A SUA PELE
Use sempre luvas e duas camadas de meias para proteger as mãos e os pés no tempo frio ou húmido. Nunca ponha as mãos desprotegidas em água fria ou no frigorífico. Opte por calçado de sola grossa. Nunca ande descalça.

> AQUEÇA SUAVEMENTE OS DEDOS ADORMECIDOS DAS MÃOS OU OS PÉS
Coloque-os mornos mas nunca use para o efeito água quente, pois pode provocar frieiras, nem ponha as mãos ou os pés directamente no aquecedor.

> MANTENHA A PELE BEM LUBRIFICADA
Use cremes hidratantes e evite produtos perfumados que podem irritar a pele. Opte por óleos de banho em detrimento das espumas de banho para assim manter o seu corpo hidratado. Escolha produtos sem sabão.

> TENHA SEMPRE AS UNHAS DAS MÃOS E DOS PÉS BEM LIMPAS
Comunique qualquer alteração nas unhas ao seu médico. Previna fissuras nas cutículas. Tenha muito cuidado ao cortar as unhas, não as corte demasiado pequenas. Não faça manicuras agressivas nas suas cutículas.

> EVITE O USO DE PRODUTOS QUÍMICOS
Evite detergentes e produtos de limpeza com químicos pois podem causar irritação na pele. Se tem que utilizar este tipo de produtos então faça-o usando luvas de borracha com forro de algodão.

> TRATE RAPIDAMENTE DE TODAS AS FERIDAS
Feridas como arranhões devem ser logo tratadas com antissépticos ou antibiótico em creme. Recorra ao médico se as feridas não cicatrizarem num período razoável de tempo. Dedos deformados ou gangrena são alguns dos problemas que podem ocorrer no caso das feridas não cicatrizarem.

> PARE DE FUMAR
Sabe-se que fumar provoca crises de Raynaud. A isto adicionamos os danos nos vasos sanguíneos e nos músculos lisos que são altamente sensíveis aos químicos existentes nos cigarros. O tabaco faz a pele parecer mais velha, com mais rugas e com menos flexibilidade.



Catarina Leite

associ

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now