Nutrição

REFLUXO E AZIA:

- Coma frequentemente e em pouca quantidade de forma a não encher o estomago.
- Evite ingerir alimentos três horas antes de se deitar.
- Evite: citrinos, frutas, produtos à base de tomate, fritos e gorduras, café, alho, cebola, hortelã-pimenta, pimentos, feijão, brócolos e cebola crua, alimentos picantes e bebidas alcoólicas.
- Se tiver peso em excesso, tente perder algum peso.
- Durma com a cabeça ligeiramente elevada relativamente ao resto do corpo para evitar o refluxo para as vias respiratórias.

DIMINUIÇÃO DA MOTILIDADE GASTROINTESTINAL E OBSTIPAÇÃO

- Exercício físico. Por exemplo, andar a pé ajuda a movimentar os alimentos através do sistema digestivo.
- Ingerir alimentos ricos em fibras, tais como grãos, fruta e legumes.
- Incluir os iogurtes na dieta diária
- Aumente a ingestão de líquidos.

FADIGA

- Faça pequenas refeições ao longo do dia, o facto de comer com frequência ajuda a manter o açúcar no sangue e assim manter uma energia contínua;

- Aumente a ingestão de líquidos;
- Pratique exercício físico diário (entre 30 a 60 minutos), como por exemplo: fazer caminhadas, andar de bicicleta, fazer natação, pilates, yoga ou tai chi;
-Dormir entre sete a oito horas por dia;
- Nas doenças crónicas é natural ter os níveis de ferro baixos, consulte com o seu médico a possibilidade de tomar um suplemento de ferro;
- Se tomar um suplemento de ferro, tome-o com Vitamina C pois ajuda a melhorar a
absorção.

MÁ CIRCULAÇÃO E ÚLCERAS DIGITAIS:

- exercício físico: vai melhorar a má circulação em algumas zonas do corpo em que o fluxo sanguíneo é limitado;

- para as úlceras digitais ingira proteína animal, com zinco e ferro (carne de porco e de vaca), desta forma irá facilitar a cicatrização das feridas.

PELE ENDURECIDA E SEM ELASTICIDADE? 

- Coma alimentos ricos em Vitamina E, tais como: nozes, sementes, gérmen de trigo, azeitonas e óleos de amendoim;

- Fale com o seu médico e considere a tomar suplemento de Biotina. Esta vitamina encontra-se em alimentos como: levedura, arroz integral, fruta, nozes, ovos, carne e leite. É benéfica para a pele e unhas.



Catarina Leite

associ

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