O Sono nas pessoas com Esclerodermia

Dormir é muito mais do que um período de descanso e inactividade. O nosso ciclo de sono (ritmo circadiano) regula várias funções fisiológicas, tais como: tensão arterial, força muscular, sistema cardiovascular, entre outras.
Os problemas de sono parecem ser comuns em pessoas com esclerodermia, havendo estudos que sugerem que cerca de 3/4 das pessoas com esclerodermia sofrem deste problema. Porquê? Há vários sintomas associados a esta patologia que prejudicam a boa qualidade do sono, tais como: refluxo gastroesofágico, fibrose pulmonar, síndrome das pernas inquietas, e dor.
O que acontece quando queremos dormir e não conseguimos? Ficamos cada vez mais ansiosos o que prejudica ainda mais o processo. O que fazer? Há várias estratégias para conseguir uma melhor qualidade de sono:
- vá para a cama apenas quando já estiver com sono;
- se passados 20 minutos ainda não tiver adormecido, levante-se e vá para outro compartimento da casa. Procure fazer algo relaxante e que não seja exigente a nível intelectual. (pode ainda recorrer a técnicas de relaxamento: respiração diafragmática, relaxamento muscular progressivo,...)
- Tente manter um horário constante de adormecer e acordar;
- Evite pensar em problemas ou planear o dia seguinte na hora de se deitar;
- Tenha atenção ao consumo de substâncias estimulantes (deve reduzir o consumo destas): café, chá, coca-cola, chocolate,... Evite o consumo destas nas 4 horas que antecedem a hora de dormir.
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas antes de dormir (mesmo que lhe provoquem sono, a qualidade deste será muito pobre)
- Durante o dia tente fazer algum exercício físico;
- Se é fumador, evite fumar na cama e antes de ir para a cama;
- Não faça refeições "pesadas" antes de deitar-se, pode por exemplo optar por beber um copo de leite (O leite tem na sua composição elementos que ajudam a dormir de forma adequada).
Gostava de saber a vossa opinião acerca deste tema, bem como acerca da utilidade desta publicação.
Até ao próximo tema... bons sonhos!!
Catarina Leite

associ

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now